quarta-feira, 3 de julho de 2013

Roller Derby é amor e aceitação (sobre transgênero no esporte)

Fifi Nomenon - Texas Roller Derby

Eu estava pensando sobre os assuntos que poderíamos abordar em nosso blog, cogitei falar sobre regras, sobre exercícios e até mesmo sobre equipamentos, mas acredito que já existam vários artigos e posts escritos em português sobre estes assuntos e não é minha intenção simplesmente repetir algo pra “encher linguiça”.

Quero agregar conhecimento as ligas brasileiras de roller derby de alguma forma. E espero ter encontrado um assunto que possa tanto adicionar conceitos, como talvez tirar dúvidas de algumas pessoas que estejam interessadas em praticar roller derby.

O assunto pode ser polêmico na nossa sociedade, mas acredito que no meio rollerdérbico não seja, e nem deve ser. O Roller Derby está ai também para quebrar algumas barreiras que possamos ter “construído” *leia-se “aprendido” durante nossa vida. Um exemplo claro disso é a criação do Vagine Regime (grupo coletivo de membros do Roller Derby que luta contra preconceitos de gênero e orientação sexual ao redor do mundo). Escolhi abordar estes conceitos mais por via de dúvidas e pra “gritar” a quem quer que seja que, sim, nós aceitamos transgêneros no nosso esporte, e até mesmo a WFTDA já abordou o assunto e publicou suas determinações.


Política de Gênero da WFTDA:

As ligas membros da WFTDA votaram por adotar uma definição comum que diz respeito ao que são mulheres, para aplicar à competidores e atletas no esporte. A política é inclusive sobre atletas transgêneros.

A WFTDA vem trabalhando para desenvolver uma política de gênero desde 2008. No curso desse desenvolvimento, WFTDA consultou políticas de outras organizações esportivas, situação governamental, experts acadêmicos e profissionais da medicina.


Reconhecendo que há muitas definições sobre o termo “mulher”, esta política define claramente qual o significado da palavra para a WFTDA. Ela afirma que “mulher” pode ser qualquer pessoa que: “viva como uma mulher e tenha hormônios femininos, podendo ser eles clinicamente aceitáveis como femininos”, isso INCLUI PESSOAS TRANSSEXUAIS E INTERSSEXUAIS do masculino para o feminino.

A política pode ser lida na integra neste link: http://wftda.com/wftda-gender-policy (em inglês)

--------------------

E eu mais uma vez fico orgulhosa por fazer parte desse esporte tão único, que em meio a uma sociedade ainda cheia de preconceitos, opta pela liberdade e aceitação. O que eu quero mesmo com isso é mandar um recado para você, transgênero, que muitas vezes é privado de seus direitos devido à toda essa m*rd4 de preconceito. Gostaria que soubesse que nesse esporte incrível que é o Roller Derby, você É MUITO BEM VINDA.




XoXo
Wild Foxx

Nenhum comentário:

Postar um comentário